Camila Rocha

há 4 years ago

Conheça o case de sucesso das Lojas Tradição que em meio à pandemia aumentou em 10x seu faturamento com e-commerce

O varejo online permite uma expansão territorial muito rápida e com baixo custo, que é uma vantagem tremenda

As Lojas Tradição é uma rede de lojas de móveis da região de Bauru, que possui 6 lojas físicas pelo interior de São Paulo. E hoje, concorre diretamente com gigantes do ramo em sua região. 

 

Sua estreia no e-commerce ocorreu nesse período de instabilidade econômica causada pela pandemia de Covid-19, porém mesmo com essas adversidades, a Loja Tradição conseguiu alcançar resultados expressivos em seu faturamento.

 

A ideia de ter uma loja virtual nasceu em 2017, mas só no final de 2019 que foi criado o website e que começou os contatos com marketplaces. As vendas se iniciaram no primeiro trimestre deste ano.

O investimento no e-commerce teve como motivação principal, a estratégia de expansão da marca e a busca pelo aumento do faturamento da empresa. 

Segundo o dono da rede, Raphael Ferraz, o início no mundo online foi desafiador pois tudo era novidade.

Para o gerente Caio Ribeiro, “os primeiros meses, foram muito difíceis, primeiro porque era tudo muito novo para a cultura da empresa, acostumada com a presença do cliente mais próxima, então implantar algo tão inovador e ao mesmo tempo totalmente diferente do que estavam acostumados”.

Assim como todo empresário de primeira viagem no mundo do e-commerce, Raphael e Caio acreditavam que seria barato, fácil, rápido e que começariam a vender da noite para o dia.

A jornada veio permeada de desafios como o processo de digitalização do negócio, da catalogação dos produtos, dos processos que uma operação online requer, da adaptação da logística das lojas físicas para o e-commerce e do não atingimento das expectativas de vendas nos primeiros meses.

Por isso, persistência foi essencial na superação desses entraves e na busca por estratégias que melhorassem os resultados como adequação de SEO e descrição geral dos produtos. Com esses ajustes, o faturamento deu um salto de 1000% comparando o primeiro ao segundo mês.

 

Com essa adequação, vieram novas melhorias como a integração de sistemas, parcerias fechadas com marketplaces, formação de uma equipe exclusiva para o e-commerce. E assim, a loja virtual tem crescido entre 50% a 150% mensalmente.

A plataforma Magento foi a melhor solução e a melhor alternativa disponível para que pudessem lançar rápido o próprio site e que contivesse o DNA da empresa.

O gerente Caio Ribeiro afirma porque escolheram a plataforma Magento “exatamente pela liberdade de desenvolvimento, criação e integrações que ela proporcionava diante das opções SAAS (lojas virtuais pré-prontas contratadas por meio de uma assinatura mensal por um serviço padronizado, alugadas) tão largamente disponíveis no mercado com preços mais econômicos, simplificadas e acessíveis”.

Além disso, ele reitera que “ela é totalmente escalável e robusta, o que permite o crescimento da sua marca através de loja virtual confiável, bastando ter um suporte especializado como o da Armitage, que nos permite focar no business do negócio”.

O dono da rede, Raphael Ferraz enxerga muitas vantagens em se ter um e-commerce, dentre elas estão: não ter limite de espaço físico e poder vender para um público ilimitado.

Além disso, o varejo online permite uma expansão territorial muito rápida e com baixo custo, que é uma vantagem tremenda o que esse modelo de negócio proporciona ao lojista, poder vender para qualquer lugar sem estar presente no mesmo local do seu cliente, simplesmente através da internet.

Caio ainda declara “permite que você opere o seu negócio de qualquer lugar, inclusive nesse momento de pandemia e restrição do comércio que estamos vivendo, foi quando batemos nosso primeiro recorde em pleno turno de trabalho home office”.

As projeções futuras para as Lojas Tradições são empolgantes frente os resultados alcançados, segundo Caio “poderemos e vamos alcançar um voo importante no mercado, principalmente porque queremos e analisamos o nosso nicho e temos uma grande oportunidade de se firmar como um líder de mercado, ou referência nesse ramo de móveis online na nossa região”.

Estão presentes por todo território brasileiro, entregando produtos vendidos pela internet através do e-commerce e nos principais marketplaces, como Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Magalu, MadeiraMadeira, MercadoLivre, Amazon, Carrefour, entre outros.

Podemos confirmar que ter uma presença online é essencial para o crescimento de um negócio. Se você quer estruturar o seu negócio e conhecer os caminhos para o sucesso de seu e-commerce, a Armitage tem propriedade para te ajudar nessa missão!

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